Mousse de chocolate que vira Suflê para o dia das mães

17:08

  Eu não poderia deixar de publicar uma receitinha especial para vcs fazerem e degustarem com suas mães nesse dia delas que é o meu também!!!Escolhi essa receita pela praticidade e facilidade.Só tem uma coisinha.Ela tem que ser deixada na geladeira por 24 hs se vcs escolherem fazer o suflé.Fora isso ela é fácil,deliciosa, vai poucos ingredientes além de vc ter duas receitas numa só.Olha que beleza!Então deixa de preguiça e surpreenda sua mãe com essa delícia...meio que rimou não?

 Descobri essa receita meio que por acaso.Estava eu acessando o instagram nosso de cada dia quando me deparo com uma promoção da Rita Lobo do site Panelinha.A pessoa que enviasse a melhor foto do suflê poderia escolher um livro.Imagina se eu não iria participar...quase não gosto de livros,chocolate e fotos né?e já tinha até em mente meu livro escolhido...hihi.Mas...não ganhei.Não ganhei o livro mas descobri uma receita deliciosa e a certeza de que eu odeio perder...haha


 A receita é fácil só tem que ter paciência.Vamos lá:

Você vai precisar de:

200 gramas de chocolate meio amargo
4 ovos em temperatura ambiente
1/4 xícara de açúcar
manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar

*Eu sempre faço minhas adaptações.Ia uma colher de cachaça mas eu não bebo e com certeza não iria comprar um litro de pinga só por conta de uma colher dela né?haha...não coloquei.Também tive um contratempo na hora de derreter o chocolate.Não tenho microondas então derreti em banho maria...mas não do modo certo.Resultado?Endureceu e tive que colocar um pouco de creme de leite...hehe...eu me viro gente.Acho que sinceramente a culinária não é uma ciência exata (só as vezes).Mas já andei pesquisando no mestre google o jeito certo de derreter chocolate,então na próxima vez que eu fizer esse sufle espero conseguir derreter o chocolate sem precisar fazer minhas gambiarras.

Como faz:

Pique o chocolate e derreta no microondas (se vc não for como eu e tiver um).Se não tiver derreta em banho maria.Dá uma pesquisada no google que vc vai encontrar a técnica certa pra ele derreter e ficar lisinho e lindo.
Unte 4 ramequins com manteiga e polvilhe açúcar cristal.Tem que ser o cristal tá?Nada de adaptar aqui.Se vc não tiver os ramequins use algum refratário que vc tiver em casa.Leve ao congelador enquanto vc prepara o suflê.Se vc quiser fazer a musse pode pular essa etapa.

Separe as claras das gemas e junte o chocolate em temperatura ambiente ás gemas.Misture.
Bata as claras.Comece em velocidade baixa, assim que as claras começarem a espumar junte a metade do açúcar.Aumente a velocidade.Quando as claras começarem a firmar junte o restante do açúcar.As claras precisam ficar firmes mas não duras demais.

Junte 1/3 das claras a mistura do chocolate e misture bem.Acrescente o restante das claras mexendo delicadamente com uma espátula fazendo movimentos circulares de baixo para cima.
Se quiser comer a mousse é só levar á geladeira para dar uma geladinha e servir.Se quiser o suflê
coloque a massa nos ramequins e leve á geladeira de um dia para o outro por 24hs.
 No dia seguinte cerca de 10 minutos antes de assar o suflê, retire eles da geladeira e preaqueça o forno á 200 graus.Coloque os ramequins em uma assadeira e leve para assar por 15 minutos.Retire do forno polvilhe açúcar de confeiteiro (se quiser) e sirva a seguir.Com uma bola de sorvete deve ficar maravilhoso!
Eu servi com morangos.Ficou delicioso também.



Bom Apetite!





  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Não imagino foto melhor q estas, acho q este concurso teve "Xuxo", rsrsrs Se eu fosse jurada VC já tinha ganho o livro. Ficou lindo!!! Vou fazer com certeza ficou uma delicia! Parabéns! ( não canso de olhar as fotos ) :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...obrigada,obrigada!
      Volte sempre e se aventure nessa receita que é deliciosa.
      Bjs

      Excluir