Bolo úmido de maçã sem lactose

11:32

 Eu ando enlouquecida por bolos.Não aqueles cheio de recheios e coberturas com chantilly(só as vezes),mas os simples com caldinha de chocolate ou glacê de limão.Sempre preferi os salgados.Se tivesse que escolher entre salgado e doce (escolheria os dois) e se não pudesse ficar com os dois,eu ia de salgado.Sempre foi assim.Mas depois que ganhei bebê acho que meus hormônios ficaram mais adocicados.Eu simplesmente acho que um bolinho de laranja cura depressão...haha.Se for de chocolate então é tipo a cura da alma triste.



 Brincadeiras á parte,se for pra cozinha o que eu mais curto fazer com toda certeza são doces,sobremesas...e agora curto comer também.Bolos,cupcakes,sobremesas...sou formiga total.Claro que essas minhas experiências sempre são feitas nas sextas quando a família se reúne no final de semana e todo mundo come um pouquinho e não sobra nem uma única fatia aqui em casa.Sei que o açúcar não é o melhor dos alimentos (se é que se pode chamar disso) mas acredito que um pouco não mata ninguém.O que não dá é comer todo santo dia um café,suco, tudo adoçado.No meu dia a dia isso não existe.Então,me concedo um agradinho nos fins de semana.

 Voltando á escolha da receita de hoje...descobri essa delícia em um livro que comprei no ano passado com o título: 500 bolos.Imagina se eu não iria comprar essa maravilha?Mesmo sabendo que essas receitas nem sempre funcionam.Mas gente...TODOS os bolos que eu fiz desse livro são simplesmente fantásticos.Tudo dá certo,tudo é delicioso.Já testei umas 4 ou 5 receitas (e isso é um record) e todas funcionaram perfeitamente bem.É de longe meu livro preferido aqui na minha cozinha.




Os ingredientes estão ali emcima mas vou colocar aqui também:

3 ovos.Sempre tenho a mania de diminuir um da receita.Então coloco 2.

160 ml de óleo

2 maçãs raladas.Você pode fazer com pera também.Aliás, a receita original era com pera.

170 gramas de farinha de trigo com fermento.Eu quase nunca tenho dela em casa então quase sempre uso
a farinha de trigo normal e coloco um pouquinho a mais de fermento.

1 colher (chá) de fermento em pó.Como não uso a farinha com fermento eu coloco uma colher de sobremesa.Se vc usar a farinha com fermento coloque só a colher de chá.

140 gramas de açúcar 

Canela á gosto.

Como faz:

Pré aqueça o forno á 18o graus.Unte e enfarinhe uma forma redonda de 20 cm de diâmetro.
Bata os ovos,óleo e açúcar até ficar um creme.Pode ser na batedeira ou com um fouet mesmo.Adicione a maçã ralada e misture.Junte a farinha,o fermento e a canela e peneire sobre a mistura dos ovos e maçã.Mexa até incorporar bem.
Despeje a massa na fôrma e asse por cerca de 45 minutos mais ou menos até crescer e dourar.Estará pronto se um palito inserido no centro sair limpo.Deixe na fôrma por alguns minutos e desenforme sobre uma gradinha pra que termine de esfriar.Polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva.Ele é um bolo pequeno e não cresce demais.
Não se assuste se vc não ficar só na primeira fatia.




Façam a me contem se gostaram.
Bom Apetite!!



  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Hmmmm
    tá com uma cara ótima!!!

    E deve estar delicioso!

    Beijão Sil!

    http://blognomundinhodelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Posso acrescentar mais maçãs? Elas, dobradas, por exemplo, alterará algo nos outros ingredientes? Obg :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...olha acho que se acrescentar mais maçãs terá que alterar o restante dos ingredientes.De qualquer forma acredito que a gente tem que testar pra descobrir se fica bom.Então se arrisque e veja se dá certo.Depois me conta!abraços

      Excluir