Hambúrguer de soja para mais dias sem carne

10:46



Você não come carne??Come o quê???(muitos pontos de interrogação e exclamação aqui)E eu respondia: como todo o resto,menos carne.Mas o que vc come??(muuuito espanto aqui).Daí que eu citava o que eu comia.Nesse ponto as pessoas começavam a me olhar mais normalmente e meio que na surpresa viam quanta coisa mais se poderia comer além da carne.
Gente ,quando eu era criança não tinha essa vibe vegetariana de hoje em dia.Ser vegetariano era quase a mesma coisa que dizer que você veio de marte.Quando eu dizia que não comia carne as pessoas me olhavam com espanto.Você ia em algum restaurante (muitos ainda são assim) e as opções eram escassas.Ainda hoje vc chega pra comer em determinado lugar e tem bacon até na salada,o cardápio não tem opção para vegetarianos e digo isso de bons restaurantes.O Brasil ainda tem a mente muito fechada para isso.E olha que já está beeem melhor.
Eu sou vegetariana desde sempre.Minha mãe era,meus avós e por aí vai.Não vou entrar em pormenores mas o meu grande motivo para isso é o amor que sinto pelos animais.É saber quanto sofrimento eu causo para que esse "alimento" chegue a minha mesa.Não quero comer algo que teve que morrer e saber que sua vida foi terrível e triste pra que eu pudesse me alimentar.Não consigo ver uma galinha,vaca,porco,peixe como algo que eu possa me alimentar.Eu os enxergo como são:animais assim como meus cães de estimação.

Mas como disse antes não vou entrar em detalhes mesmo porquê esse post não teria fim se aqui expusesse minha opinião.
Ser vegetariano não quer dizer que vc automaticamente tem uma alimentação saudável e magra.Não mesmo.Só não comemos carne.Então as pizzas 4 queijos,lasanhas,massas e TUDO o mais é consumido.Eu admito:tinha uma alimentação pobre.Parte era pela falta de vontade de cozinhar.Eu ansiava por uma comidinha comum,saudável e equilibrada sem ter que ir pra cozinha.Aqui onde moro não tem nenhum restaurante para quem é vegetariano.Então imagine que suplício.Mas desde a época em  que fiquei grávida comecei a me dedicar mais na alimentação aqui da minha casa.Nossas refeições são equilibradas,saudáveis,cheias de nutrientes e saborosíssimas.E vou confessar:não tem preço saber que tudo foi feito por mim mesma.

Aí entramos em outra questão complicada:a soja.Ela sempre foi a queridinha dos vegetarianos mas descobriu-se que ela não é nenhuma santa.Ela está literalmente no banco dos réus.Dá um google aí que você vai entender do que estou falando.De qualquer forma vou deixar um link  aqui pra quem quiser entender um pouco:https://www.youtube.com/watch?v=T5HCN5di48Q
Não como soja sempre.Como muito esporadicamente.Tipo quando resolvi testar esses bolinhos que ficam deliciosos.Mesmo porque ainda como açúcar e tanta coisa que acredito que não faz bem.O segredo está no equilíbrio,em não comer esses alimentos todo dia.Próxima vez vou testar com o grão de bico pra ver se funciona.


Você tem duas opções:versão sem glúten e com glúten.Vou passar as duas pra vcs.

Ingredientes:

1 xícara de proteína de soja hidratada.Faço assim:Coloco a proteína numa panela e cubro com água.Levo pra cozinhar até abrir fervura.Desligo e escorro.Lavo bem e espremo até sair toda a água.

Depois de feito isso acrescente:
1 ovo
3 colheres de farinha de trigo.(Eu fiz com duas colheres de farinha de arroz.)
2 colheres (sopa) de farinha de rosca.(Usei 1 colher de flocos de quinoa e 1 colher (sopa) de trigo sarraceno.Você pode testar com a farinha saudável que tiver em casa).
Cheiro verde picado á gosto.Usei cebolinha,manjericão e orégano.
1/2 xícara de cebola ralada
3 dentes de alho espremidos
Azeitonas picadas
Sal á gosto.
E se quiser acrescentar pimenta e outros condimentos fique á vontade.Eu não coloquei.

Misture todos os ingredientes com a proteína hidratada e espremida.Faça bolinhos no formato de hambúrguer.Unte uma frigideira antiaderente com um fio de óleo ou azeite e coloque os hambúrgueres.Leve ao fogo baixo até dourar dos dois lados.
Pronto!





Bom apetite!






  • Share:

You Might Also Like

0 comentários