Bolo/pão funcional de cenoura

10:50

  Eu testo muiiitas receitas saudáveis.As mais difíceis são as de bolo seguidas das de pão.Mas como tenho me acertado muito com as receitas de pão,acho mesmo que as receitas de bolo ganham disparado.Como é difíiiiiiiicil acertar um bolo gente!Não é tarefa fácil tirar a farinha de trigo do bolo e ainda substituir por farinhas saudáveis.Tem muuuito bolo seco e com gosto de nada que o povo faz e diz que é a maior delícia das galáxias.Mas daí a gente vai testar e é uma verdadeira porcaria.
 O marido é que fica doido pq eu jogo fora mesmo.Se não fica bom vai pro lixo.Já estava até meio decidida a deixar de lado essas receitas aqui em casa.Fazer apenas as que eu sei que ficam boas (que não são muitas e geralmente são de frigideira ou de banana) ou deixar pra fazer um bolo normal quando a vontade bater.Pra mim a comida deve ser saborosa.Saudável ou não.As vezes o sabor fica bom mas a textura é terrível...as vezes a textura fica boa mas o gosto não.E as vezes nada dá certo.E nesses dias eu me pergunto pq ainda fico tentando fazer bolo delicioso saudável.Pq eu não faço logo um bolinho normal e como?Porquê eu sou teimosa pra chuchu.


 E de tanto tentar a gente acha uma que dá certo!!!!Ah...daí a gente pula de alegria e compartilha.E se vc fizer e não der certo tente de novo pq culinária é assim mesmo.Erros e acertos.As vezes mais erros do que acertos...

O bolo de cenoura é um dos que ficam mais sem graça com a substituição da farinha de trigo.Ô raiva que me dava!Então esse bolo que está mais para um pão tem um sabor muito bom e a textura também.Achei a receita por aí num site gringo e fiz aqui em casa.Não sobrou nadinha.E melhor:eu gostei.


Vamos á receita:

Você vai precisar de:

3/4 xícara de farinha sem glúten.Usei da marca Amina.Você também pode fazer com farinha de trigo integral.
1/2 xícara de farinha de aveia.Pra quem quiser esse bolo completamente livre do glúten use a farinha de aveia sem glúten.
1 colher (sopa) de quinoa em flocos.(opcional)
1/2 xícara de açúcar mascavo.Ele não ficou mto doce.Se quiser um pouco mais doce acrescente mais açúcar.
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Pitadinha de sal
Canela a gosto.Usei beeem pouquinho mesmo.

Ingredientes molhados:

1 ovo levemente batido 
1/4 xícara de óleo.Da próxima vez acho que vou diminuir um pouco.
1/2 xícara de iogurte grego
2 cenouras médias raladas no ralo fino.

Como faz:

Pré-aqueça o forno a 180 graus.Unte e enfarinhe uma forma de pão ou com furo central pequena.Usei uma com 20 ou 21cm de comprimento (forma de pão).IMPORTANTE:Use uma forma pequena.Ele não é um bolo grande.

Em uma tigela misture os ingredientes secos.Em outra os ingredientes molhados menos a cenoura até incorporar.Derrame a mistura molhada nos ingredientes secos e misture bem.Adicione a cenoura e mexa até ficar bem homogêneo.Despeje a mistura na forma preparada e leve para assar por uns 40 minutos mais ou menos.Faça o teste do palito.Se sair limpo está pronto.




BOM APETITE!!


  • Share:

You Might Also Like

1 comentários