Bolinhos com farofa crocante de canela

18:45



 Dias frios combinam com chocolate quente,bolinhos doces e amanteigados,cobertas quentinhas,filme água com açúcar e uma camada extra de gordura se aninhando em volta dos quadris.Eu tento fugir dessa regra enganando meu estômago carente de coisas docinhas e deliciosas, com uma sopinha light ou um chazinho.Tudo isso pra poder tirar um dia e fazer um bolinho delicioso como esse.E pra mim o ato de fazer é tão importante quanto o ato de comer.É uma terapia simplesmente deliciosa.Esses bolinhos são um alento para a alma acredite.Muito,muito saborosos.



Essa receita rende pouco.Uns 6 bolinhos mais ou menos.Eu sempre dobro a receita pois faço nos finais de semana quando a família se reúne.A receita abaixo NÃO ESTÁ dobrada.A massa fica super macia mas não fofa.Dividi a massa em dois e em uma parte acrescentei raspas de laranja.Ficou muuuito bom.Também dá pra acrescentar maçã picadinha.Fica mais úmido e também delicioso.

Para a massa:
rende 6 bolinhos mais ou menos.

3/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) rasa de fermento em pó
Essência de baunilha
Pitada de sal
Raspas de laranja.(opcional)

Para a farofa de canela:

85 gramas de manteiga derretida
1/2 xícara de açúcar mascavo ou cristal
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela
1 xícara de farinha de trigo


Como faz:

Primeiramente preaqueça o forno á 180 graus.Unte e enfarinhe forminhas para cupcakes.Umas 6 forminhas.
Comece pela farofa de canela.Em uma tigela coloque todos os ingredientes e mexa até misturar.Pode começar com uma colher e terminar com as mãos.Reserve.
Para os bolinhos bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme.Adicione o ovo e bata mais um pouco.Desligue a batedeira.Adicione os demais ingredientes e misture até que tudo esteja homogêneo.Pode ser com uma colher mesmo.Não mexa demais.
Coloque a massa nas forminhas e por cima polvilhe a farofa de canela.Leve ao forno e asse por 20 á 30 minutos até que esteja dourado.Pra não ter erro,faça o teste do palito.
Espere esfriar e desenforme.Consuma sem moderação!


O contraste entre o doce do bolinho e a farofinha crocante com leve toque de sal é incrível!E eu prefiro eles no dia seguinte.Então se sobrar,ele ainda ficará saboroso no outro dia...



Bom Apetite!


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários